29/06/1958

Nasce a Primeira Igreja Batista de Varginha

No dia 29 de junho de 1958, a Primeira Igreja Batista de Varginha nasce com 20 membros, Seu primeiro pastor foi Pr. Adão de Souza, casado com a irmã Maria Cecília Lopes de Souza.

A novel igreja foi organizada em cumprimento ao Ide de Cristo, pela Igreja Batista do Barro Preto de Belo Horizonte/MG, tendo como presidente do concílio organizador o missionário Pr. Jayme Lunsford e secretário o Pr. Rui Franco de Oliveira.

O primeiro local de reuniões da igreja foi à Av. Rio Branco, 310 – Centro, sendo assim sua primeira sede no grande desafio de ser agência do reino de Deus nesta cidade e para o mundo.

No dia 30 de junho de 1961, nasce uma primeira filha, Primeira Igreja Batista de Santana da Vargem/MG. Nossa segunda filha é organizada no dia 25 de dezembro de 1962, a Primeira Igreja Batista de Campanha/MG. Já a terceira filha nasceu no dia 17 de abril de 1966, a Primeira Igreja Batista de Alfenas/MG. Isso nos mostra como Deus é bom e nos faz frutificar para o seu louvor, honra e glória, na expansão do seu reino na terra e para a eternidade.

29/06/1968

10 Anos Cumprindo o Ide

A Primeira Igreja Batista de Varginha completa 10 anos. Deus agora a está conduzindo por meio do pastorado do Pr. Sebastião de Souza, casado com a irmã Anterina Cunha de Souza. Um grande trabalho é feito para que a igreja continue crescendo espiritualmente e em número. Neste período a igreja conta com o apoio e o trabalho do evangelista Geraldo de Souza, no evangelismo e discipulado com os novos convertidos.

Estamos alegres de ver nossas filhas crescendo e se firmando cada vez mais como agências do reino de Deus aqui na terra. Temos agora uma nova sede, é na Rua Santa Cruz, 366 – Centro. Mas um fato lamentável aconteceu, um incêndio destruiu nosso templo e tivemos que nos reunir provisoriamente em outros endereços de nossa cidade. Deus é fiel e com sua graça conseguimos um novo templo em nova propriedade à Rua Targino Nogueira, 117 – Vila Nogueira.

Deus sempre está conosco e a sua graça nos foi suficiente. Outro marco importante foi ver a filha da filha nascendo, pois a Primeira Igreja Batista de Campanha/MG organiza a Primeira Igreja Batista de Caxambu/MG, no dia 27 de abril de 1974. Como Deus é bom! Ele é quem faz prosperar a boa obra e o fruto do nosso trabalho! A Ele toda honra e glória.

29/06/1978

20 Anos Preservando a sua Característica Missionária

Sob a liderança do Pr. Nestor Lopes da Silveira, casado com a irmã. Noêmia de Souza Silveira, a Primeira Igreja Batista de Varginha completa seu 20º aniversário.

Tendo sido uma igreja missionária desde a sua organização, gerando até então 3 novas igrejas para a honra e glória de Deus, contamos com 115 membros.

Nossa congregação em Três Corações/MG é organizada em igreja e assim nasce nossa 4º filha, a Primeira Igreja Batista de Três Corações/MG, no dia 27 de janeiro de 1979. Neste mesmo ano, em 17 de março, nasceu a nossa 2ª neta, filha da Primeira Igreja Batista de Santana da Vargem/MG, a Primeira Igreja Batista de Três Pontas/MG. Temos ainda o contentamento de ver mais duas netas, filhas da Primeira Igreja Batista de Campanha/MG a Primeira Igreja Batista de Cambuquira/MG no dia 15 de novembro de 1980 e a Primeira Igreja Batista de São Gonçalo do Sapucaí/MG no dia 14 de julho de 1982.

Deus tem abençoado a existência e o trabalho de nossa igreja. Bendito seja sempre o Seu glorioso nome!

29/06/1988

Bênçãos se Estendem Ainda Mais

No seu 30º aniversário, Pr. Jeives Pontes Soares, casado com a irmã Márcia Olinda dos Santos Cunha Soares, é o servo de Deus que está pastoreando e abençoando a existência da igreja.

Neste período também a igreja é pastoreada pelo Pr. Rodnei Nelson Bostolozzo, casado com Vanda de Camargo Bortolozzo e Pr. Jaelson de Oliveira Gomes, casado com Damares de Souza Simões Gomes.

Podemos louvar a Deus e agradecê-lo pelo nascimento de duas novas filhas que Ele nos concedeu organizar: Segunda Igreja Batista de Varginha/MG, no dia 27 de Abril de 1991 e a Primeira Igreja Batista de Machado/MG, no dia 07 de setembro de 1997. Também o Senhor nos fez ver nascer a primeira bisneta, filha da Primeira Igreja Batista em Três Pontas / MG, a Primeira Igreja Batista de Nepomuceno/MG, no dia 19 de novembro de 1994.

29/06/1998

40 Anos de Atividade em Busca de Novos Tempos

Sob a liderança do Pr. Jaelson de Oliveira Gomes a Igreja completa seu 40º aniversário como abençoada agência do Reino de Deus aqui na terra.

Neste tempo a Igreja começa a pensar em um novo templo e também abre uma nova frente missionária na cidade de Elói Mende /MG, tendo como missionário o Pr. Paulo Eduardo da Silva, casado com Jerusa de Sousa Soares Silva.

As Igrejas filhas: Primeira Igreja Batista de Três Corações/MG organiza a Igreja Batista Central de Três Corações / MG, no dia 22 de março de 1999 e a Segunda Igreja Batista de Varginha / MG, organiza a Terceira Igreja Batista de Varginha/MG, no dia 16 de setembro de 2000.

Ainda dia 3 de dezembro de 2006, foi organizada pela Primeira Igreja Batista de Três Pontas / MG, a nossa segunda bisneta, a Igreja Batista Central de Três Pontas/MG.

Neste momento de nossa história, já próximo de nosso Jubileu de Ouro, a igreja vem sendo pastoreada pelo Pr. Paulo Eduardo da Silva, casado com Jerusa de Sousa Soares Silva.

Estamos agora, no fim desta década diante do desafio real de um novo templo. Deus nos deu um grande e belo terreno no centro da cidade, na Praça Dom Pedro II. Estamos nos preparando, crendo que Deus é quem fará realidade não apenas esse sonho, mas a necessidade que temos de um lugar mais amplo e de localização mais conhecida. Podemos dizer de todo coração e em bom e alto som: Deus é Fiel! A Ele toda honra e glória para sempre! Amém.

29/06/2008

50 Anos da Primeira Igreja Batista de Varginha

Sob a liderança do Pr. Paulo Eduardo da Silva, casado com Jerusa de Sousa Soares Silva e com cerca de, 177 membros, a Primeira Igreja Batista de Varginha entra no ano de seu Jubileu de Ouro dizendo: ‘Ebenézer! Até aqui nos ajudou o Senhor, por isso estamos alegres’.

Conclamamos aos irmãos celebrarem a glória de Deus e escreverem novos capítulos de nossa história, na contínua dependência do Espírito e obediência a palavra, alargando cada vez mais os espaços de nossa “tenda” para que a cidade de Varginha / MG seja coberta com a Glória do Senhor, como as águas cobrem o mar. E assim nossa igreja continue sendo benção até os confins da terra.

Levantemos… Marchemos… o Senhor é quem luta por nós, e as portas do inferno não prevalecerão contra nós, como igreja de Cristo. Ao nosso Deus toda honra, louvor e glória por todos os dias da vida de nossa igreja e na eternidade. Amém!

29/06/2018

60 Anos Igreja de Deus Vivo, Coluna e Fundamento da Verdade

Neste período o Pr Paulo Eduardo da Silva, casado com Jerusa de Sousa Soares Silva, tem estado a frente do trabalho entre lutas e desafios, mas buscando como discípulo de Jesus, prosseguir no chamado de fazer novos discípulos.

Deus nos tem sustentado até o presente momento, numa obra que não é nossa, mas D’Ele, ‘porque dele, por ele e para ele são todas as coisas, glória, pois seja dada ao Seu santo nome’.

Na busca de termos um trabalho especifico com os adolescentes e jovens, tivemos o Pr Antônio Márcio Silva dos Santos casado com Bianca Cristina Donato dos Santos, nos auxiliando.

Estamos já na nossa nova sede desde 05/2016. A construção do novo templo tem caminhado e o que já temos é muito mais do que tínhamos e não estamos nem na metade do que será o templo depois de pronto.

A fidelidade de Deus tem sido a marca que acompanha a nossa igreja. Por isso queremos ser uma igreja discipuladora, coluna e fundamento da verdade nesta cidade.

Nosso Jubileu de diamante, nos mostra que cada vez mais estamos caminhando para o reino celestial. Precisamos estar preparados para o grande dia em que Cristo irá voltar e levará consigo os seus servos.

Conclamamos os irmãos a dedicarem-se a serem discípulos com integridade de vida e em fazer discípulos para Jesus, no afã de sermos todos semelhantes a Ele e assim vivermos para a glória de Deus, bem como sermos uma unidade em amor servindo a Cristo e uns aos outros.